Vamos Colocar a Escola a Ler?

Projeto de Leitura

Introdução

 

                A promoção da leitura só poderá ser feita seguindo uma planificação delineada segundo os objectivos traçados pelo projecto educativo do agrupamento e baseada nas dificuldades aferidas.

                Torna-se essencial que, numa escola inclusiva, todos tenham as mesmas oportunidades como o acesso aos livros e à consequente leitura, apresentando-se o livro não só, como instrumento de prazer e lazer, mas também de estudo e pesquisa.

                A interacção com os livros e a biblioteca leva a que a probabilidade de em adulto, uma criança se tornar um leitor assíduo aumente de forma significativa, para além desta interacção, os mediadores de leitura, como são os professores, os professores bibliotecários ou os encarregados de educação podem ao longo do percurso escolar desenvolver domínios perfeitamente ao alcance dos alunos que extravasem meramente as estratégias educativas e passem para um domínio mais abrangente de atividades, alcançando níveis de literacia e boas práticas de leitura consideráveis.

               

Finalidade

 

Esta planificação tem como finalidade, dar continuação ao projeto de leitura desenvolvido desde 2007/2008 pelo ensino pré primário e promovido pelo Plano Nacional de Leitura, “Leitura em Vai e Vem”, onde os pais e encarregados de educação possuem uma indispensável ajuda. Assim, este projeto Promoverá as boas práticas de leitura, elevando os níveis de literacia desde o início do percurso educativo até ao final do ensino secundário.

Objetivos  gerais:

Ø  Promover a leitura na sala de aula, em casa e de uma forma autónoma;

Ø  Formar leitores para as várias literacias;

Ø  Envolver a comunidade educativa na leitura.

Objetivos específicos:

Ø  Criar o gosto e hábitos de leitura;

Ø  Desenvolver competências de escrita e interpretação de textos;

Ø  Promover a criatividade na elaboração de textos.

Objetivos para o Pré escolar:

Ø  Descoberta do livro através do seu aspeto físico;

Ø  Interpretação de imagens;

Ø  Desenvolver capacidades sensoriais;

Ø  Iniciar o contacto com os computadores;

Ø  Desenvolver regras de uso dos computadores.

 

Objetivos para o 1.º Ciclo

Ø  Iniciar as primeiras leituras;

Ø  Repetir e recontar histórias lidas e ouvidas;

Ø  Criar formas de comunicação autónomas;

Ø  Desenvolver algumas tecnologias da informação;

Ø  Tomar consciência da importância do livro e da leitura.

 

Objetivos para o 2.º e 3.º Ciclos

Ø  Ampliar o trabalho já desenvolvido nos ciclos anteriores;

Ø  Interpretar, recontar e escrever histórias ouvidas e lidas;

Ø  Manter a motivação iniciada no 1.º ciclo para a leitura;

Ø  Aplicar as novas tecnologias no desenvolvimento dos trabalhos escolares;

Ø  Abrir novos horizontes.

 

Objetivos para o Ensino Secundário

Ø  Autonomizar a leitura orientada e de lazer;

Ø  Usar as novas tecnologias como parte essencial da vida escolar.

Produtos

 

Ø  Criação de uma apresentação do projeto de leitura;

Ø  Criação de fichas de leitura;

Ø  Elaboração de um contrato de leitura;

Ø  Elaboração de conteúdos, utilizando ferramentas Web 2.0;

Ø  Utilização das redes sociais;

Ø  Definição de professores coordenadores do projeto em cada ciclo;

Ø  Colaboração com a Biblioteca Municipal no desenvolvimento deste projeto de leitura.

Ø  Definição e seleção das obras de leitura orientada para cada ano de escolaridade, em articulação com todas as áreas disciplinares;

 

 

Estratégias

 

                Num primeiro momento, a estratégia principal a utilizar na implementação do projeto será a apresentação e posterior motivação para a sua execução.

                Seguidamente, terá que se desenvolver uma articulação cuidada entre ciclos, sendo importantíssima a função do coordenador do projeto, indicado para cada ciclo.

Público-alvo

 

                Alunos do Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena.

Duração do projecto

 

                O projeto de leitura deverá ter a duração do Projeto Educativo da Escola e Projeto Curricular.

Cronograma do projeto

 

 

Ano 0

Ano 1

Ano 2

Ano 3

Ano 4

Conceção do projeto

 

 

 

 

 

Apresentação e aprovação pelo C.P.

 

 

 

 

 

Seleção dos recursos

 

 

 

 

 

Estabelecimentos de parcerias

 

 

 

 

 

Criação de instrumentos de avaliação

 

 

 

 

 

Reformulação do projeto

 

 

 

 

 

Implementação do projeto

 

 

 

 

 

Avaliação do projeto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Avaliação do projecto

 

                A avaliação será contínua, havendo durante a implementação do projeto as reformulações necessárias.

                Durante a sua implementação, serão aplicados questionários de aferição de resultados a todos os envolvidos (alunos, coordenadores, professores e encarregados de educação).

                Ainda, com o intuito de elaborar o relatório final, serão ao longo da execução do projeto, recolhidas evidências variadas.

Equipa do projecto

 

                A equipa do projeto será coordenada de uma forma geral pelo professor bibliotecário, sendo assessorado pela respetiva equipa de biblioteca e pelos coordenadores de cada ciclo escolhidos para o projeto, sendo necessária uma articulação com as diversas áreas disciplinares.

Supervisão

 

Ø  Professor bibliotecário;

Ø  Conselho pedagógico;

 

 

NOTA:

Este projeto de leitura carece de um estudo mais profundo e de ser retocado em vários aspectos, para posterior implementação, assim como a elaboração do material necessário à sua execução.